Você sabe separar seu lixo? Conheça as formas corretas de descarte para cada tipo de material.
- Luciane Borges
- 22 de nov. de 2015
- 9 min de leitura

No Brasil, o hábito de separar o lixo utilizado ainda não é cultural. A grande maioria das pessoas não o fazem. Muitas vezes por preguiça, pela falta de informação e de conscientização, ou ainda por não saber como proceder na separação dos materiais.
Bem, este processo é bem mais simples do que se imagina, mas requer alguns cuidados.
A coleta seletiva só funciona se cada um fizer a sua parte, separando corretamente o lixo.
O lixo orgânico é constituído principalmente de sobras de comida, enquanto que o lixo seco está relacionado aos materiais possíveis de serem reciclados.
Se a prefeitura do seu município ainda não oferece o serviço de coleta seletiva, ainda assim o lixo deve ser separado corretamente, pois sempre haverá um catador em busca de materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados.
Vamos começar explicando os tipos de lixo:
O lixo orgânico é aquele produzido por animais ou vegetais e não pode ser reciclado. Nessa categoria estão restos de comida, papel higiênico ou guardanapo, etc. Esse tipo de lixo vai para incineração ou aterro sanitário, já que não pode ser reaproveitado.
Já o lixo reciclável são os papéis, plásticos, vidros e metais. Materiais como garrafas pet, papelão e latas de alumínio. Estes materiais são encaminhados à usinas de reciclagem, para serem reaproveitados ou transformados em novos materiais. Nas usinas, eles são separados por tipo, prensados e encaminhados para seu destino.
Quando esses dois tipos de lixo se misturam, o conteúdo orgânico inutiliza o reciclável, tornando-o inútil. Isso faz com que todo o material que poderia ser aproveitado seja descartado. Ou seja, ao misturar tipos de lixo, você não só estará se ausentando da responsabilidade da reciclagem, como está contribuindo para um sério dano ambiental.
Quase 30% dos recicláveis são inutilizados por má separação. Muita gente ainda separa os materiais de forma errada e obriga os profissionais catadores a descartarem boa parte do que poderia ser reaproveitado.
Em muitos locais existe o caminhão da coleta seletiva, mas por comodidade os moradores nem sempre separam seu lixo e jogam tudo para serem colocados no lixo comum.
Aprenda a separar o lixo corretamente:
O processo de separação precisa ser bem feito. Não é necessário lavar as embalagens, porém é preciso escorrer todo o líquido dos recipientes, pois se estes restos de produtos escorrerem para o papel por exemplo, contamina o material e este deixa de ser reciclável.


Descarte de material contaminante ao meio ambiente:
Óleo de cozinha

Você sabia que cada litro de óleo descartado de forma incorreta, pode contaminar cerca de milhares de litros d'água?
Pois é, um litro de óleo polui um milhão de litros de água.
O óleo é uma material altamente tóxico na natureza, ele provoca a morte de peixes e desequilibra o ecossistema. Sabendo disso, deposite seu óleo vegetal usado em uma garrafa PET e a cada 2 litros obtidos, faça o descarte correto deste resíduo no ponto de coleta mais próximo de você.
Ao final desta postagem, estão descritos postos de recolhimento de óleo em diferentes cidades.
Pilhas e baterias

As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.
Devido a seus componentes tóxicos, as pilhas podem também afetar a qualidade do produto obtido na compostagem de lixo orgânico. Além disso, sua queima em incineradores também não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera e prejudicando nossa saúde. Lembrando que os componentes químicos das pilhas e baterias quando manuseados de forma incorreta podem ser cancerígenos.
Existem muitos coletores de pilhas e baterias pelas cidades, principalmente em grandes lojas. Faça o descarte correto deste material tão nocivo à saúde.
Lâmpadas fluorescentes

Países do Primeiro Mundo incluem as lâmpadas fluorescentes usadas na lista de resíduos nocivos ao meio ambiente, pois essas lâmpadas contêm substâncias químicas que afetam o ser humano, como o Mercúrio, um metal pesado que uma vez ingerido ou inalado, causa efeitos desastrosos ao sistema nervoso.
Ao romper-se, uma lâmpada fluorescente emite vapores de mercúrio que são absorvidos pelos organismos vivos, contaminando-os; se forem lançadas em aterro as lâmpadas contaminam o solo e, mais tarde, os cursos d'água, chegando à cadeia alimentar.
O ideal é levar o produto intacto embrulhado em folhas de jornal até um ponto de descarte.
No caso de quebra, há alguns cuidados a serem tomados:
Abra as janelas do ambiente para arejar o local. Apesar de a quantidade de mercúrio ser pequena (cerca de 5 mg nas compactas), é recomendável deixar entrar um pouco de ar para ajudar a dispersar o material.
Recolha os cacos maiores em uma folha de jornal.
O pó que alguns modelos soltam pode ser recolhido com uma folha de jornal úmida.
Por fim, reúna tudo em um só monte de jornal e entregue em um posto de coleta
Pontos de coleta: Lojas Leroy Merlin e rede de supermercados Zaffari.
O site www.ecycle.com.br , pode auxiliar na busca por pontos de descarte baseado na localização da pessoa.
Medicamentos

Ele pode ser prejudicial a outras pessoas e até mesmo ao meio-ambiente se não for descartado de forma adequada.
Restos de medicações sem o destino correto podem ocasionar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas resultando em reações adversas graves e intoxicações.
Além disso, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais.
O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos.
Existem importantes programas que incentivam o descarte correto de medicamentos vencidos.
Para saber locais de recolhimento de medicamentos em sua cidade acesse o site:
www.descarteconsciente.com.br
Na listagem ao final desta postagem traremos alguns pontos de coleta de medicamentos no Rio de Janeiro.
COLETA DE MATERIAIS DIVERSOS:
Em muitos locais do país já existem estações de coleta seletiva em lojas e supermercados, como esta da Leroy Merlin no Rio de Janeiro.

DÚVIDAS MAIS COMUNS:
Preciso lavar as embalagens?
Não é necessário lavar as embalagens com água potável, pois isto representa desperdício. Para evitar o mal cheio de restos de alimentos nas embalagens, a solução pode ser a higienização com água de reuso (como a água que sai da máquina de lavar), ou deixar todo o liquido escorrer, colocando os recipientes de cabeça para baixo.
Papel molhado pode ser reciclado?
Papel sujo não pode ser reciclado. Mas papel apenas molhado, pode. Então, se o lixo que você colocar em frente de casa tomar chuva, não há problema Materiais contaminados não são aproveitados.
Caixa de pizza sem gordura pode ser reaproveitada, mas se o queijo grudou ou a gordura escorreu, coloque no lixo convencional.
DICAS:
Veja como é fácil separar corretamente o lixo:
- Para afastar insetos, deixe o lixo armazenado em um recipiente fechado. É importante tampar a garrafa PET.
- Vidros quebrados, lâminas de barbear e outros materiais cortantes ou perfurantes devem ser colocados dentro de caixas ou enrolados em folha de jornal, para não ferir os coletores.
- Muitas pessoas amarram o cachorro perto lixeira e não entendem porque os coletores não recolheram o lixo. Também é comum – mas errado – pendurar a sacola em portões e muros vigiados por cães.
- A caneta estourou? Não coloque no lixo a ser reciclado. Mas quando a tinta acaba, basta separar as partes, jogar o tubo de tinta no lixo convencional e o plástico no reciclável.
- Não deixe para colocar a sacola em frente ao portão somente quando ouve o sino do caminhão do lixo que não é lixo. Os coletores não podem esperar. Quando não dá tempo de recolher, a sacola fica para trás e é levada, pelo caminhão convencional, para o aterro.
- Há coleta específica para recolher restos de jardinagem, materiais de construção e animais mortos, desde que dentro de limites considerados não-comerciais. Solicite o serviço pelo telefone, ligando para a empresa coletora de sua cidade.
- Não adianta mandar roupas no Lixo que não é lixo achando que elas serão doadas ou reaproveitadas. Além de não serem recicladas, as roupas acabam sendo levadas para o aterro.
- Nem todo vidro é reciclável. O caminhão do Lixo que não é lixo não leva vidro de janela nem lâmpadas (que são consideradas tóxicas). Também latas de tinta não devem ser colocadas entre os materiais a serem reciclados.
PONTOS DE COLETA DE ÓLEO USADO:
BAHIA:
Porto Seguro
Creche Vó Jurema (SOS Anjos da Guarda)
Rua das Palmeiras s/nº - Arraial d'Ajuda
(73) 3575-1950 www.casavojurema.com.br
Salvador
Renove
(71) 9979-2504 www.renoveoleo.com.br
PERNAMBUCO:
Recife
Bumerangue Reciclagem
Rua Itaituba s/nº lote 78 - Jd Prazeres - Jaboatão dos Guararapes
(81) 3479-2677 bumerangueservicos@gmail.com
Associação Meio Ambiente, Preservar e Educar (Amape)
Estrada do Arraial, s/nº em frente ao 4484
(81) 3268-7984 www.coletaseletiva.org.br
DISTRITO FEDERAL:
Brasília
Ecobras
SHIS QI 26 bloco B lojas 110 a 115
0800 - 6455151 (outros 2000 endereços no DF)
(61) 3367 5264 www.ecobrasbiodiesel.com.br
GOIÁS
Goiania, Anápolis e Aparecida de Goiânia
ONG 4 Elementos
Rua R18, n. 121, Setor Oeste, Goiânia
(62) 3098-1470 http://www.elementos4.altervista.org/
PARANÁ:
Curitiba
Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Curitiba
78 pontos do Câmbio Verde e 21 terminais de ônibus da cidade
(41) 3338-8399 www.curitiba.pr.gov.br
Praticamente todas as cidades do Estado
Procof (42) 3027.7581 / (45) 3572.7581 www.vitare.ind.br
Londrina
Bothanica
Av. Harry Prochet, 1170
0800-400-0397 (informações sobre “ecopontos” na cidade) www.bothanicaambiental.com
RIO GRANDE DO SUL:
Porto Alegre
Departamento Municipal de Limpeza Urbana
Postos de recolhimento:
Sede do DMLU: Avenida Azenha, 631, Bairro Azenha
- Belém Novo - Av. Juca Batista, 10400
- Câncio Gomes - Travessa Carmen, 111
- CAR Norte - Av. Bernardino Silveira Amorim esquina Bernardino Silveira Pastoriza
- Cavalhada - Av. Otto Niemeyer, 3206
- Coleta Seletiva - Av. Wenceslau Escobar , 1980
- Conceição - Rua Alberto Bins, sob a Elevada da Conceição
- Cruzeiro - Av. Caixa Econômica, 528
- Fátima - Rua Alfredo Ferreira Rodrigues, 975
- Freitas e Castro - Rua Profº Freitas e Castro, 95
- Gasômetro - Av. João Goulart, 158
- Humaitá - Rua José Aloísio Filho, 780
- IAPI- Av. Assis Brasil, 1715
- Ipanema - Av. Guaíba, 2027
- Lami - Rua Otaviano José Pinto S/Nº (Beco do Pontal)
- Lomba do Pinheiro - Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4401
- Niterói - Rua Niterói, 19
- Nordeste - Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 815
- Pereira Franco - Rua Pereira Franco, 135
- Porto Seco - Av. Plínio Kroeff, 752
- República - Rua da República, 711
- Restinga - Rua Rubens Torelli, 50
- Silva Só - Rua Silva Só -esquina com Av. Protásio Alves, sob Elevada do Viaduto Tiradentes
- Tenente Alpoim - Rua José Luiz Rodrigues Sobral, 958
-Visconde do Herval - Rua Visconde do Herval, 945.
SANTA CATARINA
Florianópolis
Universidade Federal de Santa Catarina (Programa Família Casca)
Bairro Trindade
(48) 3721-9000 www.ufsc.br
Postos de Combustóvel Galo
Postos de Combustúvel Raio
Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif)
Rua Intendente João Nunes Vieira 1683 - Ingleses
(48) 3269-4111
Associação Ambientalista Comunitária e Espiritualista Patriarca de São José
Rua Nelso Leopoldo dos Santos, 500 - Vargem Grande
(48) 3269-5514
CEFET Unidade Continente
Rua 14 de julho, 150 - Coqueiros
(48) 3271-1418/3271-1419
Colégio Santa Terezinha
Servidão Safira, 148 - Ingleses
(48) 3369-1893
CTRes Comcap
Rodovia Admar Gonzaga - Itacorubi
(48) 3334-1529
Escola Praia do Riso
Rua Bento Goiá, 290 - Coqueiros
(48) 3348-3003
Mercado e Sacolão Santinho
Est. Vereador Onildo Lemos, 1079 - Santinho
(48) 3369-3039
Posto Canasvieiras - Rede Alê
Av. das Nações, 139 - Canasvieiras
(48) 3266-32012
São José
EcoAmbiental
Rua Arthur Mariano, s/nº
(48) 3247-1556
ecoambiental02@yahoo.com.br
Subhadra's Restaurante Natural
Praça Hercílio Luz, 177 - Centro Histórico
(48) 3247-5867
Palhoça
Posto Galo AR
Av. Bom Jesus de Nazaré, 2300
(48) 3342-0265 ar@postogalo.com.br
ESPÍRITO SANTO:
Guarapari, Vila Velha, Serra e Vitória
Avenida Leitão da Silva, 931 - Gurigica, Vitória
(27) 3325-4541 falecom4@politintas.com.br
MINAS GERAIS:
Viçosa
Rebusca - Ação Social Evangélica Viçosense
Av. P. H. Rolfs, 275 - centro
(31) 3891 3307
RIO DE JANEIRO:
PEV – PROJETO PRESERVA (Nosso Projeto)
Rua Ati, 506 – Largo do tanque – Jacarepaguá – RJ
Contato: projetopreserva@gmail.com
Volta Redonda
Prefeitura de Volta Redonda (Programa Ecoóleo)
Rua Vereador Francisco Evangelista Delgado, 1355 - São Cristóvão
(24) 3339-4226
http://www.portalvr.com/projetos/ecooleo.php
D - CAXIAS SHOPPING
Localização: Rodovia Washington Luíz, 2895 - Parque Duque, Duque de Caxias - RJ
Telefone: (21) 2430-5110
Dentro do shopping existe coletor especial que estará disponível no Espaço Cliente (SAC), no 1º piso do Shopping.
Rio de Janeiro e Grande Rio
Disque-Óleo
(21) 2260 3326
contato@disqueoleo.com.br
Secretaria de Meio Ambiente do Rio / Refinaria Manguinhos/ UFRJ
Cidade Universitária
(21) 2598-9242 (informações sobre outros postos na cidade)
prove.rj@gmail.com
www.ambiente.rj.gov.br/pages/sup_clim_carb/carbono_projetos/carbono_proj_prove.html
JW Dias Comércio de Óleo Vegetal e Gordura
R Sta Hilaire, 26 - Bonsucesso
(21) 2290-5517
Maricá
Instituto Ambiental Reciclar
Rua 116, lote 4 quadra 163 - Cordeirinho
(21) 2648-3758
www.iar.org.br
SÃO PAULO
Grande São Paulo
ONG Trevo
(11) 3531-2116 / 6161-3867 (indicação de outros pontos no site)
www.trevo.org.br
Biobrás
Rua Cel. Souza Franco, 240 - sala 6 (Mogi das Cruzes)
(11) 4799-8199
www.biobras.org.br
Instituto Lótus
(11)3499-7384
www.oleodafraternidade.org.br
Instituto Triângulo
Rua João Ribeiro, 348, Campestre - Santo André
(11) 4991-1112
www.triangulo.org.br
ASSISBRAC (Assistência Social de Resgate e Amparo à Criança)
Rua dos Macucos, 14 - Parque dos Pássaros
Tel. (11) 4392.7492
www.assisbrac.org.br
Redes de Hipermercado Pão de Açúcar:
http://www.grupopaodeacucar.com.br
Fonte: Instituto Akatu
LOCAIS DE COLETA DE MEDICAMENTOS NO RIO DE JANEIRO:
Rio de Janeiro - RJ:
Barra da Tijuca
Av das Américas, 1.699
Av. das Américas, 7.000
R. Olegário Maciel, 600, Lj 103
Copacabana
Av. Nossa Sra de Copacabana, 787 - Loja A
Duque de Caxias
Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1883
Freguesia de Jacarepaguá
R. Tirol, 356
Gávea
Av. Marquês de São Vicente, 22
Grajaú
Rua Barão de Mesquita, 944, Lj 201
Ilha do Governador
Rua República Árabe da Síria, 383
Jacarepaguá
Estrada dos Bandeirantes, 2020
Leblon
Av. Ataulfo de Paiva, 341, Lj B
Méier
Rua Dias da Cruz, 454
Recreio dos Bandeirantes
Av. das Américas, 13.520, Lj B
Av. das Américas, 14.737, Lj A
Taquara
Avenida Nelson Cardoso, 1081
Tijuca
R. Haddock Lobo, 382
Vila Isabel
Rua Vinte e Oito de Setembro, 214
Volta Redonda
Av. Amaral Peixoto, 33
Fonte de Pesquisa:
Informações:
Imagens:
www.imagenspublicas.com.br
Comentários